| Logado como Visitante | Grupo "Visitantes" Está vendo: Forum | Segunda, 20/05/2024, 12:58 PM | RSS |
Anime Mugen


[ Novas Mensagens · Membros · Regras · Buscar · RSS ]
  • Página 1 de 1
  • 1
Moderador do fórum: lMDl  
Forum » | Notícias » M.U.G.E.N News » LaTeX no Mugen.
LaTeX no Mugen.
EquinócioData: Terça, 25/01/2011, 11:09 AM | Mensagem # 1
Iniciante
Grupo: Usuários
Mensagens: 12
Awards: 0
Reputação: 0
Status: Offline
Olá pessoal!

Estou criando este tópico para divulgar o LaTeX. Lê-se "lay-tech", como lemos "technology". Mas no Brasil fala-se muito "latec". LaTeX é um conjunto de macros destinado à elaboração de textos, tendo a grande vantagem de produzir trabalhos de alta qualidade tipográfica.

http://www.latex-project.org/

Com o LaTeX é possível escrever livros, artigos, relatórios, cartas, elaborar palestras,...
Ele é muito usado pela comunidade científica do mundo inteiro, para produzir textos ou apresentações de alta qualidade.

No Microsoft Word, por exemplo, temos que nos preocupar com duas coisas: o conteúdo do texto e sua formatação. Com o LaTeX o autor se preocupa mais com o conteúdo, pois a formatação fica por conta do programa, já que o próprio LaTeX cuida disso.

Entrando neste endereço: http://www.mediafire.com/?h98mi6myo8k4k69

você poderá baixar três textos em PDF: "roundword", "roundlatex" e "blaintuto".

"roundword" é o texto que fiz para concorrer no Pdeinep 2008. Ele foi escrito no Microsoft Word e depois salvo em PDF.

"roundlatex" é esse mesmo texto, só que escrito no LaTeX e salvo em PDF.

Repare nas diferenças entre eles. Além de não ser tão difícil mexer em LaTeX, a qualidade dos textos feitos nesse conjunto de macros geralmente é melhor. Ele já segue certas normas tipográficas, de modo que o autor não precisa se preocupar tanto com a formatação, mas em digitar o texto.

No LaTeX a pessoa digita como se estivesse escrevendo um txt comum. As fórmulas, tabelas, figuras,... são inseridas usando pequenos códigos, como no Mugen. Depois, é só pedir para que o LaTeX compile em PDF e ele gera um arquivo nessa extensão, com tudo formatado. No início do documento o autor pode definir a classe (artigo, livro, relatório,...), tamanho da letra, comandos,...

O arquivo "blaintuto" exibe a primeira parte do tutorial que está sendo desenvolvido por Blain Naghizaki.
Esse texto está sendo passado para o LaTeX.

O link original é este: Tutorial de char básico.

Esse tutorial ainda não está terminado e a primeira parte dele ainda está sujeita a mudanças.

Reparem na escrita, nos títulos, nas figuras, nas descrições, na organização...

Talvez esteja se perguntado: no que isso pode me ajudar ou o que isso tem a ver com o Mugen?

Bem, após uma breve apresentação do LaTeX, seria interessante pensar na hipótese de que você pudesse fazer tutoriais usando esse conjunto de macros. Os exemplos ilustram, pelo menos, algumas vantagens. Raparem nos textos, na diferença que poderia ter se os tutoriais fossem escritos usando LaTeX!

Para inserir as coisas no LaTeX, basta usar pequenos códigos, como no Mugen. Então penso que não seria difícil aprender a mexer em LaTeX. Já que está acostumado a trabalhar com códigos no Mugen.

E também, penso que aprender a usar esse conjunto de macros será útil para a sua vida. Na escola, no trabalho, em viagens,... Esse aprendizado será útil para diversas situações em que precisará produzir textos ou elaborar palestras.

Muitas pessoas, por exemplo, escrevem livros inteiros em LaTeX!

Bom, então é isso.

Espero que tenha gostado do que viu. Caso queira saber mais ou precise de ajuda, é só falar.
Assim que der um tempo eu respondo e tento ajudar.

Até mais!

Mensagem editada por Equinócio - Terça, 25/01/2011, 11:21 AM
 
-prData: Terça, 25/01/2011, 1:25 PM | Mensagem # 2
Aprendiz Destaque
Grupo: Usuários
Mensagens: 107
Awards: 1
Reputação: 17
Status: Offline
Eu ainda não testei mas pelo que você disse parece ser muito bom, é realmente ótimo pra quem quer fazer tutoriais.
Só uma coisa, acho que essa seção não se encaixa muito bem pra falar sobre isso D:

Isso pode ser considerado como uma Dica, então acho que o certo seria mover esse tópico para a seção de Tutoriais e Dicas...

EDIT: só pro meu post não perder o sentido - esse tópico estava na seção Dúvidas e Pedidos mas agora foi movido pra cá.



http://PRmugen.ucoz.com


Mensagem editada por Ninguém - Terça, 25/01/2011, 7:49 PM
 
taylorData: Terça, 25/01/2011, 4:24 PM | Mensagem # 3
Editor
Grupo: Usuários
Mensagens: 158
Awards: 0
Reputação: 15
Status: Offline
Latex e um programa ? uma linguagem ? me confundi nisso :S
Mais é interessante se for programa ou linguagem, nunca usei, então nao posso falar que e mais facil que word ou melhor.
mais valeu pela dica (y)

mais acho que isso nao deveria ser postado aqui em duvidas e pedidos biggrin


 
Dih_Nii-SanData: Terça, 25/01/2011, 7:17 PM | Mensagem # 4
Criador Iniciante
Grupo: Usuários
Mensagens: 430
Awards: 1
Reputação: 20
Status: Offline
não testei,
e não entendi direito,
tive a msm duvida do taylor -q
masenfim,
abráa'ç


 
TidusData: Terça, 25/01/2011, 10:39 PM | Mensagem # 5
Criador
Grupo: Administradores
Mensagens: 557
Awards: 0
Reputação: 25
Status: Offline
Quote (taylor)
Latex e um programa ? uma linguagem ? me confundi nisso :S
Mais é interessante se for programa ou linguagem, nunca usei, então nao posso falar que e mais facil que word ou melhor.
mais valeu pela dica (y)

O Intuito desse tutorial é ensinar o pessoal a utilizar a mesma formatação que é utilizada em livros ao invez de ficar usando essas formatações baratas do world.

Más é claro que cada um tem sua própria opinião e gosto, Porém é interessante para aqueles que querem desenvolver tutoriais longos como aquele W.I.P Tutorial de char que o Blain estava fazendo.




Conhecimento é a única virtude e ignorância é o único vício.

Twitter - Follow Me
www.jgnetwork.com.br | JG Network - Desenvolvimento em Web.


 
-prData: Terça, 25/01/2011, 11:26 PM | Mensagem # 6
Aprendiz Destaque
Grupo: Usuários
Mensagens: 107
Awards: 1
Reputação: 17
Status: Offline
Sabe, eu me interessei muito por esse LaTeX agora que eu comecei a ler melhor sobre ele..
Realmente, a estrutura gráfica dele é muuuuito mais avançada e profissional.
Eu estava com umas idéias pra criar tutoriais, e isso me incentivou ainda mais... o problema agora vai ser me aprofundar nos comandos do programa XD

Por enquanto eu to baixando o programa (ele é muito pesado, e minha net não ajuda muito XD), mas se eu tiver algum resultado eu posto aqui..



http://PRmugen.ucoz.com
 
EquinócioData: Quarta, 26/01/2011, 1:24 PM | Mensagem # 7
Iniciante
Grupo: Usuários
Mensagens: 12
Awards: 0
Reputação: 0
Status: Offline
Obrigado por moverem o tópico. É que na descrição da seção "Dúvidas e Pedidos" estava escrito "assuntos gerais sobre o M.U.G.E.N." E como a idéia é também associar o LaTeX com o Mugen, então postei lá. tongue

------------------------------------

taylor e Dih_Nii-San,

LaTeX é constituído por vários pacotes, cujas funcionalidades são inseridas por meio de comandos.

Cada pacote serve para algo. Tem pacote que é usado para alterar a fonte, outro para adicionar fórmulas, outro para adicionar figuras,...

Basicamente, a pessoa baixa esses pacotes e também um editor de textos para LaTeX.
Eu, por exemplo, que uso Windows, fiz o seguinte:

Baixei e o MiKTeX para o meu computador (ele possui os pacotes para LaTeX, no caso de quem usa Windows):

http://miktex.org/

Depois baixei e instalei um editor de textos. Estou usando o Winshell, que é gratuito.
http://www.winshell.de/

Mas há vários editores para LaTeX.

Os textos são escritos inserindo simples comandos.
Por exemplo, a lista de figuras colocada no texto de Blain Naghizaki foi feita excrevendo apenas:

\listoffigures

Só isso, mais nada. smile

Enfim, não é complicado mexer em LaTeX. É só questão de se acostumar com os comandos, assim como a gente vai se acostumanto com os comandos no Mugen. wink

------------------------------------

Ninguém, você usa qual sistema operacional?

Mensagem editada por Equinócio - Quarta, 26/01/2011, 1:28 PM
 
-prData: Quarta, 26/01/2011, 1:43 PM | Mensagem # 8
Aprendiz Destaque
Grupo: Usuários
Mensagens: 107
Awards: 1
Reputação: 17
Status: Offline
Quote (Equinócio)
Ninguém, você usa qual sistema operacional?

Windows XP

Quer dizer que eu posso só baixar esse MikTeX ao invés de baixar aquele executável de 955MB? XD

Quote (Equinócio)
LaTeX é constituído por vários pacotes, cujas funcionalidades são inseridas por meio de comandos.

Cada pacote serve para algo. Tem pacote que é usado para alterar a fonte, outro para adicionar fórmulas, outro para adicionar figuras,...

Então ele basicamente funciona como scripts igual várias outras engines? (exemplo: RPG maker, Game Maker, todas elas trabalham com esses "pacotes" de funções, que são chamados scripts)



http://PRmugen.ucoz.com


Mensagem editada por Ninguém - Quarta, 26/01/2011, 2:06 PM
 
EquinócioData: Quarta, 26/01/2011, 3:17 PM | Mensagem # 9
Iniciante
Grupo: Usuários
Mensagens: 12
Awards: 0
Reputação: 0
Status: Offline
Sim, é só baixar o MikTeX. Você se refere a qual executável de 955 MB?

Quando usei o LaTeX pela primeira vez, baixei e instalei o MiKTeX.

Mas repare que existe o MiKTeX portátil. Nesse caso, você baixa o MiKTeX, sem precisar instala-lo no computador. Pode deixa-lo no PC ou transportar em alguma mídia (como pen drive ou CD-ROM). O MiKTeX portátil você baixa um arquivo zipado, depois extrai onde quiser. Depois disso, se quiser, você pode deixar o computador baixando os pacotes da Internet.

O arquivo zipado vem com uns 150 pacotes. Se você quiser baixar todos os pacotes, são mais de dois mil.
Eu optei por baixar todos os pacotes, deixei o PC algumas horas conectado a Internet. wink

Sobre as outras engines, se elas trabalham com pacotes de funções, então acho que o LaTeX é parecido com elas e vice-versa.

Mensagem editada por Equinócio - Quarta, 26/01/2011, 3:18 PM
 
-prData: Quarta, 26/01/2011, 5:20 PM | Mensagem # 10
Aprendiz Destaque
Grupo: Usuários
Mensagens: 107
Awards: 1
Reputação: 17
Status: Offline
Quote (Equinócio)
Sim, é só baixar o MikTeX. Você se refere a qual executável de 955 MB?

No site do LaTeX que você postou lá em cima existe um link para um executável de 955 MB, não sei pra que serve mas eu tava baixando ele XD
Agora estou baixando esse portable que você falou.



http://PRmugen.ucoz.com


Mensagem editada por Ninguém - Quarta, 26/01/2011, 8:35 PM
 
BlainData: Quinta, 27/01/2011, 8:59 AM | Mensagem # 11
Aprendiz
Grupo: Usuários
Mensagens: 36
Awards: 0
Reputação: 2
Status: Offline
Realmente o LaTeX é uma boa ferramenta no auxílio de textos em geral.
Seria bom se começassem a usa-lo.


UHU
 
GoditaData: Sexta, 28/01/2011, 11:13 AM | Mensagem # 12
Iniciante
Grupo: Usuários
Mensagens: 10
Awards: 0
Reputação: 2
Status: Offline
hehehehe, vc já me mostrou isso =P
cool, vc postar isso na AM =]
 
taylorData: Segunda, 31/01/2011, 12:33 PM | Mensagem # 13
Editor
Grupo: Usuários
Mensagens: 158
Awards: 0
Reputação: 15
Status: Offline
Saquei agora equinocio ^^ legal mano...
Vo baixar o MikTex e testar aque ;D
abrax cara


 
EquinócioData: Quarta, 02/02/2011, 11:55 AM | Mensagem # 14
Iniciante
Grupo: Usuários
Mensagens: 12
Awards: 0
Reputação: 0
Status: Offline
Olá, taylor.

Qualquer dúvida, qualquer problema, avise-me. wink

-----------------------------------

Outra coisa, pessoal:

Experimentem montar apresentações (palestras, seminários,...) no LaTeX.
Eu, por exemplo, tive que fazer uma apresentação semestre passado. Resolvi usar o LaTeX para isso...
Consegui montar tudo em apenas uma manhã. Sendo que se eu fizesse em Microsoft PowerPoint, levaria talvez vários dias para fazer o mesmo trabalho.

Pensem nisso!

 
-prData: Quarta, 02/02/2011, 12:39 PM | Mensagem # 15
Aprendiz Destaque
Grupo: Usuários
Mensagens: 107
Awards: 1
Reputação: 17
Status: Offline
Quote (Equinócio)
Outra coisa, pessoal:

Experimentem montar apresentações (palestras, seminários,...) no LaTeX.
Eu, por exemplo, tive que fazer uma apresentação semestre passado. Resolvi usar o LaTeX para isso...
Consegui montar tudo em apenas uma manhã. Sendo que se eu fizesse em Microsoft PowerPoint, levaria talvez vários dias para fazer o mesmo trabalho.

Pensem nisso!

Vou começar a fazer meus trabalhos de escola só no LaTeX XD

Meu professor vai se impressionar tanto com a estrutura das fórmulas matemáticas que vai pensar que eu copiei da Internet XD



http://PRmugen.ucoz.com


Mensagem editada por Ninguém - Quarta, 02/02/2011, 12:40 PM
 
Forum » | Notícias » M.U.G.E.N News » LaTeX no Mugen.
  • Página 1 de 1
  • 1
Buscar:

Copyright Anime Mugen © 2024 Hospedado por uCoz
Refresh Smileys Manager
Mini-chat