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Anime Mugen


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Moderador do fórum: lMDl  
Forum » | M.U.G.E.N » Tutoriais e Dicas » Movimento Senoidal (Para cenários e chars)
Movimento Senoidal
OIlusionistaData: Sábado, 23/04/2011, 0:07 AM | Mensagem # 1
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Fala pessoal.

Vou falar sobre como fazer um movimento senoidal em chars e stages, para fazer animações mais suaves.
Vou explicar o que é Senoide mais abaixo.

STAGES:
Vejam em http://www.elecbyte.com/mugendocs/bgs.html para mais informações sobre cenários

[BG mirror]
type = normal
spriteno = 6,0
start = 0, -142
delta = 0.7,0.9
layerno = 0
mask = 1
sin.y = -8, 240

Deixe-me explicar o trigger:

sin.y = -8, 240

- Sin é uma curva senoidal

http://pt.wikipedia.org/wiki/Senoide

- sin.y significa que vamos ter o efeito apenas no eixo y (vertical). Para o movimento horizontal, use sin.x (*)

- -8 é o quanto o elemento irá se mover (tenha em mente que estamos falando de uma Senóide, por isso vai andar no valor* 2 = 16 (-8 e 8).

- 240 é o tempo total de uma curva completa (para cima e para baixo anim).

Uma imagem para ilustrar


(*) No Mugen 1.0 este parâmetro é basicamente substituído pelo SinX background controller.
Veja em http://www.elecbyte.com/mugendocs/bgs.html#background-controllers

CHARS:

Um pouco mais complicado:

From SodonHID's codes:
Quote
[State xxx, x]
type = VelSet
trigger1 = 1
X = 3*sin(time/4.0) ; ** originalmente, era (time/4)
Y = 3*cos(time/4.0); ** originalmente, era (time/4)


4 é a frequencia (a "velocidade"). 3 é a área (ou diametro)

** By Bia:
Pode parecer ridículo, mas time/4 nunca vai trazer um resultado fracionário (5/4 = 1 para o mugen). Já time/4.0 resulta em um número fracionário.
Resumindo:
valor/valor inteiro = divisão inteira (sem fração). O resultado é um número inteiro
valor/valor real (ex. 1.0) = divisão real (com fração). O resultado é um número real.


By ChonWang:
Só para facilitar:

x = sin(time*A)*B
y = cos(time*A)*B

. Quanto menor |A| e |B|, gira mais devagar
. Quanto menor |A| ou maior |B|, maior o raio

Observações:
- Sinal de (A × B) indica o sentido: anti-horário (+), horário (-)
- A adição de VelAdd cria uma hélice
- |x| é módulo de x, ou seja, valor absoluto de x.

Espero que ajude.

PS: Pelo amor de Deus, mudem as cores dos links nos posts. Azul em fundo cinza fica impossível de ler.

--Edit by Thunderbert--
Como o pessoal não estava entendendo muito o que o tutorial faz, com a autorização do OIlusionista resolvi editar o post com os exemplos que eu fiz porque nem todo mundo lê os comentários xD

Exemplo 1:

Code
[State 401, VelSet]
Type = VelSet
Trigger1 = 1
X = 5
Y = cos(time*0.1)*5


Exemplo 2:

Code
[State 401, VelSet]
Type = VelSet
Trigger1 = 1
X = 5
Y = cos(time*0.2)*10


Agora, se quisermos também, podemos aplicar um pouco de trigonometria e calcular o ângulo, ficando assim bem melhor:
Exemplo 3:

Code
[State 401, VelSet]
Type = VelSet
Trigger1 = 1
X = 5
Y = cos(time*0.1)*5

[State 401, AngleDraw]
Type = AngleDraw
Trigger1 = 1
Value = -((ATan(vel y/vel x))*(180.0/PI))


OBS: Eu usei "cos" pois "sin" estava fazendo um movimento igual, mas o projétil estava indo para baixo do chão, mas normalmente se usa "cos" para o eixo "x" e "sin" para o eixo "y"


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SonSon3000Data: Sábado, 23/04/2011, 1:00 AM | Mensagem # 2
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bem fod* o tutorial.
e ta aí uma coisa que nunca tinha passado pela minha cabeça... quando a gente divide algo por um numero inteiro, o resultado é tbm um inteiro...

PS: e sobre o link, poderia ter a opção de unir as tags url e color, pra fazer o link com a cor que quiser...


Visitem o meu cantinho do mugen: SonSon3000 - NEWS

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GotagzData: Segunda, 25/04/2011, 1:01 PM | Mensagem # 3
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Depois vou até colocar uma parte pra tutoriais mais avançados no portal e colocar os desse tipo, muito bom.

 
raymundoData: Terça, 10/05/2011, 2:17 PM | Mensagem # 4
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OIlusionista, desculpe aew cara, mas ainda não entendi pra que serve isso...
tem como mostar como funciona?
 
velhodahorraData: Segunda, 23/05/2011, 12:28 PM | Mensagem # 5
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Ai pessoal, vcs poderiam ser mais especificos ao fazer tutos, dando exemplos de pra q serve, eu tbm n sei!

 
OIlusionistaData: Segunda, 23/05/2011, 2:28 PM | Mensagem # 6
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Galera, bastava ler o tópico com atenção né?

eu posto um exemplo em breve.


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ThunderbertData: Segunda, 23/05/2011, 4:38 PM | Mensagem # 7
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Well...
O tutorial está ótimo o/
Mas tem muita gente não entendendo o que ele faz mesmo com o gráfico =/
Então vamos lá postar uns exemplos básicos o/

Exemplo 1:

Code
[State 401, VelSet]
Type = VelSet
Trigger1 = 1
X = 5
Y = cos(time*0.1)*5


Exemplo 2:

Code
[State 401, VelSet]
Type = VelSet
Trigger1 = 1
X = 5
Y = cos(time*0.2)*10


Agora, se quisermos também, podemos aplicar um pouco de trigonometria e calcular o ângulo, ficando assim bem melhor:
Exemplo 3:

Code
[State 401, VelSet]
Type = VelSet
Trigger1 = 1
X = 5
Y = cos(time*0.1)*5

[State 401, AngleDraw]
Type = AngleDraw
Trigger1 = 1
Value = -((ATan(vel y/vel x))*(180.0/PI))


OBS: Eu usei "cos" pois "sin" estava fazendo um movimento igual, mas o projétil estava indo para baixo do chão, mas normalmente se usa "cos" para o eixo "x" e "sin" para o eixo "y"

Enfim, espero que agora vcs entendam pra q serve esse tutorial ^^




Vlw MD ²
Vlw Baka-Sennin
Vlw FM ²
 
OIlusionistaData: Segunda, 23/05/2011, 4:47 PM | Mensagem # 8
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Opa, obrigado pelos exemplos.

E com o angulo fica mais legal ainda.


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velhodahorraData: Terça, 24/05/2011, 10:17 AM | Mensagem # 9
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Mt obg por explicar, isso facilita a vida de todo mundo! vlw ae gnt!

 
raymundoData: Sábado, 28/05/2011, 6:32 PM | Mensagem # 10
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Thunderbert, agora eu intendi rsrs
 
EyJayData: Domingo, 29/05/2011, 12:50 PM | Mensagem # 11
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É desse jeito que as fireballs do Kyosuke Kagami (Rival Schools - Capcom vs SNK 2) funcionam.
Ao invés de ser uma fireball horizontal, são duas pequenas e fazendo essa curva angular demonstrada nos exemplos.
Ótimo tutorial Ilusionista, parabéns.


Clique ae


GO CELTICS!
PRESENTE 2.0: VALEU NEGADA =D
 
FuLaNoData: Segunda, 05/09/2011, 8:15 PM | Mensagem # 12
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fico feio isso ai kkkk

mais talvez pra outra coisa funcione bom tutorial senhor ilusionista ^^


E AE
 
carlos8080Data: Segunda, 05/09/2011, 8:23 PM | Mensagem # 13
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Fulano e contra as regras reviver topicos que estejam mais de 1 mes invativos ^^


------------------------------------Projetos---------------------------------------

C_Itachi - 30%

Hidan Sheet - 5%
 
FuLaNoData: Segunda, 05/09/2011, 8:25 PM | Mensagem # 14
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e por que o senhor continua escrevendo?

-------------------------------------
bem desculpa a todos eu não tinha visto que ja tinha passado um mês ^^ mais é qu vi tantos outros tópicos burlados que achei que podia ^^

bem até...


E AE
 
vegetaData: Segunda, 05/09/2011, 8:32 PM | Mensagem # 15
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pira esse tuto

mais acho que funcioaria melhor com duas magias no caso
da pra faze como por exemplo um makankosappo do piccolo desse jeito

tipo duas magia, ficaria loco

________________


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